AGENDAR CONSULTA
Procedimentos Estéticos Faciais - Dra. Adriana Lima Gürtler - Cirurgia Plástica da Face e Otorrinolaringologia
Cirurgia das Amígdalas e Adenóides - Cirúrgia
Cirurgia das Amígdalas e Adenóides - Dra Adriana Lima Gurtler - Estética Facial

As adenóides e amígdalas palatinas são tecidos linfóides localizados na rinofaringe e orofaringe, respectivamente. Geralmente encontram-se aumentadas nas crianças, porém em alguns casos, são patologicamente aumentadas, dificultando a respiração nasal e ainda provocando ronco e apnéia. Sabe-se atualmente, que a principal causa de apnéia obstrutiva na infância é o aumento das adenóides e amígdalas palatinas.

Na história clínica a mãe queixa que o sono da criança é ruidoso ou ainda que ronca, que tem apnéia noturna, "baba" no travesseiro e amanhece com a boca seca.

No exame físico, observa-se respiração bucal, ocasionando alteração na arcada dentária, voz anasalada, amígdalas aumentadas e "faces adenoideanas".

A ventilação adequada das fossas nasais, melhorando a oxigenação, permitirá um crescimento e desenvolvimento global da criança, mais especificamente do seguimento bucomaxilofacial, que apresentará uma morfologia anatômica mais harmônica evitando alterações que induzirão distúrbios ortodônticos.

Eventualmente, quando as crianças não apresentam apnéia do sono, podem manifestar: disfunção da tuba auditiva (pode levar a otite serosa), rinossinusite, problemas na deglutição, redução do olfato e do paladar, distúrbios da fala, anormalidades no crescimento facial e alterações na qualidade de vida.

As amigdalites de repetição persistentes ao tratamento clínico constituem uma indicação relativa para o procedimento cirúrgico. Deve-se analisar a freqüência dos episódios das infecções e a gravidade de cada espisódio. O bom senso dessa avaliação clínica é essencial na indicação cirúrgica.

Outros procedimentos cirúrgicos
Copyrights ©2016: Dra. Adriana Lima Gürtler - Otorrinolaringologia e Cirurgia Funcional e Estética da Face | By Nannydesign