AGENDAR CONSULTA
Procedimentos Estéticos Faciais - Dra. Adriana Lima Gürtler - Cirurgia Plástica da Face e Otorrinolaringologia
Peeling Químico - Procedimento Estético
Peeling Químico - Dra Adriana Lima Gurtler - Estética Facial

Peeling é uma palavra derivada do inglês "peel off" que significa descamar. O peeling é um ato médico, e basicamente, é uma forma de acelerar a esfoliação da pele para se obter uma regeneração da derme e epiderme pela aplicação de um agente químico (ácido retinóico, ácido salicílico, ácido glicólico, ácido mandélico, Jessner, ácido tricloroacético, fenol, etc.). Os peelings podem ser realizados com uma substância, ou peelings simples, e ainda combinados com associação de mais de uma substância.

De acordo com a penetração dos agentes químicos nas camadas da pele (epiderme, derme superficial e profunda) os peelings são classificados em superficial, médio e profundo. Assim, os tipos de agentes químicos, concentrações, tempo e camadas aplicadas vão determinar a profundidade alcançada em cada peeling.

Existem diversas indicações médicas e estéticas para realização dos peelings: acne ativa e residual, rugas, efélides, melasma, hiperpigmentação pós-inflamatória, lentiginoses, queratoses actínicas e seborréicas.

Contra-indicações: gravidez, história de quelóides (peeeling profundo), uso de isotretinoína, história de radiação prévia no local a ser feito o peeling, cirurgias prévias (aguardar aproximadamente 3 meses após a cirurgia), feridas abertas, proteção solar inadequada, angina pectoris, história de herpes labial, estresse físico e mental severo, escoriações neuróticas e depilação recente com cera quente e laser.

A pele do paciente deve sempre receber um preparo pré-peeling, independente de ser um peeling superficial, médio ou profundo. A finalidade desse preparo é de se obter uma absorção uniforme da solução do peeling, diminuir os riscos de hiperpigmentação pós-inflamatória e estimular uma recuperação mais rápida do ferimento.

Logo após o procedimento, a pele pode ficar com aparência avermelhada. Esta irritação pode durar poucas horas ou até 2 ou 3 dias, dependendo da sensibilidade do paciente e da profundidade da esfoliação realizada. Ocorre uma descamação superficial que pode durar em torno de 5 a 7 dias. Após o procedimento, deve-se usar hidratantes, evitar exposição solar direta e usar filtro solar.

Outros Procedimentos Estéticos
Copyrights ©2016: Dra. Adriana Lima Gürtler - Otorrinolaringologia e Cirurgia Funcional e Estética da Face | By Nannydesign